quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O temor retorna aos Balcãs

Em uma citação, no Conselho de Segurança, o Delegado da Servia diz: “Enquanto existirem sérvios no mundo o Kosovo nunca será independente”. Qualquer palavra que se diga nas discussões, deve ser analisada se existirá uma complicação de âmbito internacional. Esse temor deve ficar claro, pelo que já se passou nessa área. Podemos averiguar que o argumento desse delegado veio de uma forma ofensiva, com um grande sentimento de “vingança” pelo que foi ocorrido na região.
A localidade se mostrou em crise no período do levante do movimento de libertação do Kosovo, os defensores desse movimento atacaram sérvios dando inicio a um conflito que mesmo com o cessar-fogo do presidente da então Iugoslávia, não se concluiu. A crise se mostrou tão nociva que o Milosevic não conseguiu conter a situação tendo que pedir uma ajuda da OTAN e retirar as tropas servias do local.

Um comentário:

Alvaro Hardman disse...

A situação da região de Kosovo já é bem delicada, e a posição dos Delegados da Sérvia não colabora em nada para tentar amenizar a situação.